Vila do Bispo prepara espaço museológico

923

vila_bispo_epac

Vila do Bispo vai ter um museu, cujas obras «devem arrancar até ao fim do primeiro semestre de 2017». A ideia, explicada por Adelino Soares, presidente da Câmara de Vila do Bispo, é criar um espaço no antigo edifício dos celeiros da EPAC, que junte o espólio arqueológico, geológico, paleontológico e natural do concelho.

Em declarações ao Sul Informação, à margem da fam trip, promovida pela Região de Turismo do Algarve (RTA), ao concelho de Vila do Bispo, Adelino Soares explicou que este será mais «um espaço expositivo» e nem tanto um museu, uma vez que este último «requer uma estrutura de recursos humanos muito grande». E outros requisitos que, pelos vistos, não estão nos planos do autarca vilabispense.

Ainda assim, a grande ideia será «que os visitantes saiam de lá e queiram visitar o resto do concelho, com todo o património que temos ao ar livre», acrescentou, sorridente. E apesar de o nome deste espaço ainda não estar definido, estará relacionado com a EPAC e os antigos celeiros que ali funcionaram.

A infraestrutura terá 800 metros quadrados e o edil de Vila do Bispo conta ter o «projeto concluído até finais de Janeiro», para o poder apresentar à população nessa altura, que coincide com as festividades do município. «Queremos depois lançar a empreitada e obter o visto do Tribunal de Contas», acrescentou ao Sul Informação.

Quanto ao espólio deste espaço expositivo, «tudo o que já temos, assim como a Universidade do Algarve, já dá para fazer muita coisa», disse Adelino Soares. Entre este espólio, contam-se pegadas de dinossauro, mosaicos romanos e vestígios arqueológicos de várias épocas, segundo explicou ao nosso jornal Ricardo Soares, arqueólogo da Câmara de Vila do Bispo.

(…)

Fonte: Sul Informação

Artigo completo (+)

 

Siga-nos