Estudo revela que Anne Frank pode ter sido encontrada por acaso

899

anne_frank

Um estudo do museu Casa de Anne Frank, em Amesterdão, afirma que há a possibilidade de a família da jovem judia que se tornou um símbolo do horror do Holocausto não ter sido traída e entregue aos nazis. Esta investigação sugere que o esconderijo da adolescente pode ter sido descoberto por acaso por soldados nazis que investigavam outros incidentes.

A teoria mais popular até ao momento dizia que Anne Frank e os outros judeus que se esconderam naquela casa durante dois anos foram denunciados por um anónimo.

Ronald Leopold, diretor do museu Casa de Anne Frank, afirmou que novas investigações pedem que “sejam considerados outros cenários”, segundo o Guardian.

“Neste estudo, a Casa de Anne Frank não se focou na traição mas sim nas buscas: porque aconteceram, baseadas em que informação e de onde veio essa informação?”, lê-se no estudo.

Uma teoria que está a ganhar força é a de que a busca a 4 de agosto de 1944 que levou à prisão de Anne Frank – que morreu no campo de concentração alemão Bergen-Belsen com 15 anos – ocorreu porque os soldados estavam a investigar um caso de trabalho ilegal ou de cupões de ração falsificados na casa onda a rapariga se escondia.

O estudo, publicado na sexta-feira, afirma que dois homens que trabalhavam naquela casa e falsificavam cupões de ração foram presos e depois libertados. No diário de Anne Frank, que a jovem manteve durante dois anos, ela fala também destas detenções.

Outra teoria é a de que os investigadores procuravam pessoas que estavam a trabalhar ilegalmente. “Uma empresa onde as pessoas trabalhavam ilegalmente e dois vendedores foram presos por traficarem cupões de ração obviamente corria o risco de atrair a atenção das autoridades”, diz o relatório.

“Nas atividades diárias, os investigadores [da divisão de Haia] frequentemente encontravam esconderijos de judeus por acaso”, afirma o estudo.

Fonte: DN

Siga-nos