Candidatura do rio Minho à UNESCO apresentada ao Governo

927

estuario_rio_minho

A candidatura do estuário do rio Minho a Paisagem Cultural da Unesco, iniciada em 2015 pelas câmaras de Caminha (Alto Minho) e a La Guardia (Galiza) foi apresentado ao Governo português, que considerou o projeto conjunto “muito interessante”.

Em comunicado desta segunda-feira a Câmara de Caminha revelou que a candidatura foi apresentada ao ministro da Cultura, sendo uma “etapa importante no reconhecimento mundial de um património comum”.

Citado na nota autárquica, Castro Mendes afirmou que “o Governo de Portugal vê com muito interesse e entusiasmo a candidatura transfronteiriça sustentada em história, património e beleza natural”.

De acordo com aquela autarquia, no distrito de Viana do Castelo, após a entrega da candidatura, na semana passada, “cabe ao Governo português decidir, depois de ouvidas todas as instituições, se a proposta tem mérito e deve ser colocada junto da lista nacional indicativa da UNESCO”.

“Temos muita confiança de que Portugal e Espanha possam assumir esta candidatura que cremos ter todas as condições para sair vitoriosa”, afirmou o autarca socialista.

O Laboratório de Património e Turismo Cultural (LABPATC) da Universidade de Barcelona é a instituição de ensino superior responsável pela elaboração do processo.

Além daquele estabelecimento de ensino superior, o protocolo de colaboração estabelecido em março passado abrange ainda a Rede do Património, Turismo de Desenvolvimento Sustentável (Ibertur).

Com aquele acordo a Universidade de Barcelona, “fica encarregada da gestão do processo, fornecendo o suporte profissional e a assistência técnica necessários para o desenvolvimento do programa de investigação, formação e desenvolvimento do projeto”.

(…)

Fonte: TVI24

Siga-nos