Português eleito presidente daEuropae Thesauri

785

europae_thesauri

Com sede na catedral de Liège, na Bélgica, Europae Thesauri é uma instituição paneuropeia que congrega os principais museus e monumentos religiosos da Europa, assumindo particular presença em países como a Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suíça.

Na qualidade de organismo assessor junto de diversas instâncias europeias, esta entidade vem realizando uma acção destacada para a salvaguarda do património cultural em risco, contribuindo para o aprofundamento e a divulgação dos apoios e mecanismos comunitários que regulam o sector. É também importante a sua intervenção em domínios como a investigação científica e a criação de rotas culturais.

Conservador de museus e professor universitário, José António Falcão é técnico superior do Ministério da Cultura e está à frente, desde 1984, do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja. Especialista em arquitectura e arte cristãs, tem assumido a defesa da abertura do património religioso à sociedade, assim como a valorização do seu papel no desenvolvimento dos territórios de baixa densidade e uma estratégia conjunta para a salvaguarda dos lugares de culto do Cristianismo, do Judaísmo e do Islão.

Fonte: Voz da Planície

Europa Thesauri (+)

Siga-nos