Calçada Portuguesa vai candidatar-se a Património Cultural Imaterial da Humanidade

1230

tapete_arraiolos_calcada

A calçada portuguesa vai candidatar-se a Património Cultural Imaterial da Humanidade, depois de o processo ter sido aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Lisboa (CML). A autarquia da capital vai agora pedir a colaboração de outras cidades do país com este pavimento.

A proposta dos vereadores da Câmara Municipal de Lisboa, António Prôa (PSD), Manuel Salgado (PS) e Catarina Vaz Pinto (PS), foi aprovada por todo o executivo em reunião de Câmara, a 15 de dezembro. Na mesma reunião foi proposta e aprovada a celebração de um protocolo entre a CML e a Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins (ASSIMAGRA) para promover a recolocação do Monumento ao Calceteiro, na Praça dos Restauradores.

Na exposição de motivos da candidatura, citada pela Lusa, os vereadores explicam que “a Calçada Portuguesa constitui hoje um elemento de forte identidade de Lisboa, associado a uma expressão artística de qualidade que valoriza a imagem da cidade”.

E o objetivo “é também integrar todas as cidades, sejam do nosso país ou do mundo lusófono e outras, que têm a calçada nas suas ruas. Apesar de Lisboa ser a promotora desta candidatura, a ideia é que seja tão abrangente quanto possível”, afirmou por sua vez também à Lusa a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

A candidatura, porém, não poderá ser apresentada antes de 2018, uma vez que Portugal integra o Comité do Património da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) até esse ano.

Fonte: Idealista

Siga-nos