Cientista português vence Prémio Bio Art & Design 2016

1335

bio_art_design_2016

O projeto que o cientista português Rodrigo Leite de Oliveira criou com a artista sueca Cecilia Jonsson, intitulado “Haem”, está entre os vencedores dos Bio Art & Design Awards 2016, que ligam a ciência e a arte.

De acordo com o sítio online do galardão, o prémio é atribuído pela NWO/ZonMW (Fundação para a Ciência e Tecnologia holandesa) e desafia equipas formadas por um cientista e um artista a desenvolverem um conceito que explore e ultrapasse os limites de ambas as disciplinas.

O projeto “Haem”, criado por Rodrigo Leite de Oliveira e a artista Cecilia Jonsson, consiste na criação de uma agulha de bússola feita a partir do ferro naturalmente presente no sangue contido em placentas humanas.

O instrumento metálico orientador é apresentado num labirinto de dimensões humanas inspirado pela complexa morfologia labiríntica da placenta quando vista ao microscópio, segundo a descrição do projeto.

“Haem” – criado recorrendo ao conhecimento nos campos da arte, medicina e metalurgia, “como metáfora poética para a natureza exploratória do ser humano” — encontra-se na galeria UM, em Eindhoven, na Holanda, como parte da exposição coletiva “Fluid Matter”, que ficará patente até ao fim de fevereiro de 2017.

Rodrigo Leite de Oliveira é investigador no Instituto Holandês de Cancro em Amsterdão e publicou vários artigos científicos sobre o desenvolvimento de vasos sanguíneos em tumores e suas implicações para terapias oncológicas.

Cecilia Jonsson é uma artista sueca que vive na Noruega e o seu trabalho inspira-se nos métodos utilizados nas ciências naturais, explorando as tensões entre o domínio mineral e entidades vivas como método de observação e veículo de comunicação.

Fonte: RTP

Siga-nos