O Palácio de Mafra comemora 300 anos com uma programação especial!

3759

mafra

1. Memorial do Convento e sopa de pedra

A peça Memorial do Convento, a partir do livro com o nome de José Saramago, ambientado em Mafra, é obrigatório entre as atividades do Palácio em qualquer época do ano. Em 2017, à representação da companhia Éter junta-se a possibilidade de jantar Sopa de Pedra no Refeitório dos Frades (reserva obrigatória). Acontece nos primeiros sábados de cada mês, de fevereiro a junho.

2. Livros proibidos e outras conferências

Os livros proibidos da Biblioteca de Mafra é a primeira de uma série de conferências moderadas por José Medeiros, um amador da história local. Está marcada para 24 de fevereiro, às 17.30. Seguem-se: As Cerimónias da Quaresma em Mafra, a 18 de março; Vivências no Real Edifício, a 26 de maio, As Escolas e os Reais Estudos de Mafra, a 14 de julho; e Ferramentas e materiais da Construção, a 27 de outubro. Os encontros espalham-se por vários lugares do edifício.

3. A Tapada une-se à festa

A primeira visita orientada à Tapada Nacional de Mafra está marcada para 5 de março, a partir das 09.30. Repete a 5 de março, 7 de maio, 2 de julho, 6 de agosto, 3 de setembro e 1 de outubro.

4. Memorial em exposição

Memorial do Convento é também o nome de uma exposição de entrada livre que é inaugurada a 26 de março e pode ser vista até 31 de maio na Galilé da Basílica, isto é, a antecâmara do monumento.

5. Uma recriação histórica

Uma dia na construção é uma recriação artística da vida em Mafra, no tempo em que o convento e palácio foi construído. Está marcada para os dias 24 e 25 de junho, no pátio da Basílica, das 15.00 às 19.00. A entrada gratuita.

6. O Palácio é uma tela

A fachada do convento serve de tela ao trabalhos dos artistas multimédia. Nos dias 1 e 2 de setembro, os 300 anos da Obra de Mafra passam nas paredes do edifício. Para ver no Terreiro D. João V. Entrada livre.

7. Música dentro e fora da Basílica

No dia em que se assinalam os 300 anos do lançamento da 1ª pedra do Palácio de Mafra, 17 de novembro, às 21.00, os órgãos históricos voltam a ouvir-se na basílica (entrada paga e reservas obrigatórias). Duas horas depois, às 23.00, a música continua, mas do lado de fora, no Terreiro D. João V, Mafra, para quem quiser aparecer.

8. O que se lia em 1717?

A terminar o ano, a partir de 9 de dezembro, a Biblioteca recebe a exposição O Mundo Editorial de 1717.

(Informações e reservas para concertos e peças de teatro pelo telefone 261 817 550 ou pelo e-mail geral@pnmafra.dgpc.pt)

Siga-nos