Fundo de Fomento Cultural transfere 1,5 milhões de euros para Serralves

683

serralves

O Ministério da Cultura autorizou o Fundo de Fomento Cultural a transferir para a Fundação de Serralves 500 mil euros por ano, entre 2016 e 2018, com vista à aquisição de obras para aquela instituição, anunciado esta segunda-feira. A portaria publicada, esta segunda-feira, em Diário da República põe em prática o protocolo assinado entre o Governo e Serralves no passado mês de dezembro, quando a presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, anunciou o acordo.

O texto da portaria recorda que, “em 6 de dezembro de 2016, foi celebrado um protocolo entre o Ministro da Cultura e a Fundação de Serralves relativo ao financiamento do ‘Fundo para aquisição de obras de arte para a Coleção do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves’, a constituir no prazo de três anos, contados a partir de 1 de janeiro de 2016”, aos quais serão destinados 1,5 milhões de euros no total, distribuídos pelos três anos.

 O mesmo documento salienta que “a atividade desenvolvida no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves já alcançou uma importante projeção internacional e que a relevância da coleção do museu implica a sua permanente atualização através de novas aquisições e da sua apresentação pública, através da realização de exposições regulares, de programas de itinerância e do empréstimo de algumas das suas obras para exposições realizadas noutros museus, nacionais e estrangeiros”.

Em 2013, idêntica portaria foi publicada para o triénio 2013-2015, também com um total de 1,5 milhões de euros a serem repartidos pelos três anos.

Fonte: Observador

Siga-nos