Exposição “José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno” na Fundação Calouste Gulbenkian

1366

gulbenkian

A exposição “José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno” abre ao público a 3 fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, cerca de um quarto de século depois da última grande mostra dedicada ao artista

A retrospetiva vai reunir mais de 400 trabalhos, muitos dos quais inéditos, do artista do modernismo português, que “refletem a inesgotável energia criativa de um autor que se expressou numa imensidade de linguagens artísticas, ao longo da vida”, como recorda a Gulbenkian, no comunicado de apresentação da mostra, hoje divulgado.

Almada Negreiros (1893-1970) deixou uma vasta obra de pintura, desenho, teatro, dança, romance, contos, conferências, ensaios, livros manuscritos ilustrados, poesia, narrativa gráfica, pintura mural e artes gráficas, cuja produção se estendeu ao longo de mais de meio século.

“Esta mostra propõe um olhar inovador sobre um dos mais criativos e fecundos artistas nacionais, reavaliando o seu lugar na história dos modernismos”, lê-se no comunicado.

A exposição tem curadoria da historiadora de arte e investigadora Mariana Pinto dos Santos, com Ana Vasconcelos, conservadora do Museu Calouste Gulbenkian, e é acompanhada de um programa educativo e cultural que se alarga a outras instituições, como a Cinemateca Portuguesa, e se estende até 05 de junho.

Organizada em oito núcleos temáticos, a exposição desenvolve “vários fios condutores, de modo a revelar os vários rostos deste artista da ‘modernidade total’, que marcou profundamente a arte portuguesa do século XX”, escreve a Gulbenkian.

Fonte: DN

Para mais informações (+)

Siga-nos