Figurinos do Teatro São João em exposição nos museus do Traje e da Dança

755

exp_traje

A exposição, que é inaugurada na sexta-feira, às 16h00, intitula-se ‘Peças em Peças’, vai ser apresentada em dois núcleos – no Museu Nacional do Traje e no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa.

Comissariada por Anita Gonçalves, esta exposição resulta de uma parceria entre o Museu do Traje, o Museu do Teatro e da Dança, o Teatro Nacional São João e a Escola Superior de Arte e Deign (ESAD), de Matosinhos.

“Procura resgatar de espetáculos realizados no Teatro Nacional São João a sua componente plástico-simbólica, e tem por objetivo revelar e mostrar o lugar do figurino em cena”, acrescentou o diretor.

Nos dois núcleos são apresentados figurinos de autoria de António Lagarto, Bernardo Monteiro, Cristina Lopes, João Tuna ou Nuno Carinhas, entre outros, fotografias de cena, sinopses da conceção plástica dos figurinos, desenhos e projeção de vídeos.

A exposição estará patente até final de maio e é inaugurada numa altura em que o Teatro Nacional D. Maria II acolhe ‘Os Últimos Dias da Humanidade’, de Karl Kraus, encenada pelo diretor artístico do São João, Nuno Carinhas, e por Nuno M. Cardoso.

Siga-nos