Fundação Sindika Dokolo abre portas no segundo semestre de 2017

1641

casa_manoel_oliveira

As obras de reabilitação da casa Manoel de Oliveira terminarão em março e a sua abertura ao público, enquanto espaço multiusos da fundação angolana, ocorrerá no segundo semestre do ano.

Vendida há exatamente um ano pela Câmara Municipal do Porto à Fundação Sindika Dokolo, em hasta pública, por 1,58 milhões de euros, a casa Manoel de Oliveira – que será a sede da fundação para a Europa – está a ser alvo de obras de recuperação, que “vão terminar em meados de março”, disse nsta quarta-feira à Lusa Maria Manuel Guimarães, responsável da fundação presidida pelo marido de Isabel dos Santos, que lhe dá nome, no Porto.

“Após concluído o processo da venda do edifício, a fundação definiu em conjunto com o arquiteto Eduardo Souto Moura [autor do projeto] as obras necessárias para recuperar a casa, que esteve sem ser habitada durante 14 anos e já tinha sido vandalizada”, disse Maria Manuel Guimarães.

Segundo a responsável, quer o exterior como o interior do edifício mantêm-se iguais, “porque a fundação entende que faz todo o sentido manter a linha definida pelo arquiteto, prémio Pritzker”, tendo sido também definido, em colaboração com a autarquia, “adequar o edifício para permitir o acesso de cidadãos com mobilidade reduzida”.

“É também feita uma adaptação que vai garantir segurança a todas as faixas etárias”, designadamente crianças, sublinhou.

Depois de concluída a empreitada, a casa Manoel de Oliveira será inaugurada “como um local multiusos, no segundo semestre do ano, e a fundação já está a trabalhar na programação”, adiantou Maria Manuel Guimarães.

Fonte: DN

Siga-nos