Exposição “A Identidade do Algarve: Forais, Alvarás e Cartas Régias” em Alcoutim

exp_alcoutim

Vai estar patente ao público até dia 1 de março, na Casa dos Condes em Alcoutim, a Exposição “A Identidade do Algarve: Forais, Alvarás e Cartas Régias”, uma iniciativa concebida numa colaboração entre a Rede de Arquivos do Algarve e as várias autarquias que aderiram ao projeto, com o objetivo de dar conhecer os documentos que são representativos do exercício da administração dos concelhos algarvios. Com quatro tipos de documentos governativos, forais, alvarás e a carta régia e publicação em Diário da Republica, esta exposição revela a forma como as decisões dos órgãos governativos foram moldando o Algarve ao longo dos séculos.

Esta exposição permite conhecer a evolução da administração régia da região e a consequente formação dos concelhos que integram o distrito de Faro. Esta organização, que brota na segunda metade do século XIII, apenas se concluiu já no período republicano. Ao reproduzir os exemplares originais da documentação que deu origem à criação dos atuais 16 concelhos.