Turismo e Património Cultural em debate no Porto

Turismo e Patrimonio Cultural

Data: 30 e 31 Março de 2017

Local: Casa das Artes, Porto


Séculos de história são reflectidos no Património Cultural Material e Imaterial, marcas indeléveis de um território e do seu povo, nas suas múltiplas manifestações. Uma constatação do senso comum, mas fortemente alavancada, ao longo das últimas décadas, sob os efeitos da globalização, preponderante no “romper” das fronteiras do território. A informação veiculada através das tecnologias da informação tornou-se um instrumento essencial para a identificação dos destinos turísticos. Fontes de carácter mais ou menos formal, a imprensa de referência, os entusiastas pelas viagens, vulgo “bloggers de viagens”, destacam destinos de eleição, experiências irrepetíveis que colocam muitos lugares do mundo no topo das preferências dos rankings da especialidade.

A utilização das tecnologias da informação assume um papel essencial, não só enquanto instrumento de divulgação, mas também enquanto uma ferramenta que permite inovar no relacionamento com os consumidores, incrementando a experiência de fruição, mais ou menos turística, e não raras vezes descrita como única. Nas cidades, nos monumentos, nos museus, nos lugares, são cada vez mais frequentes as soluções de carácter tecnológico ao dispor de todos os que procuram conhecer em detalhe, experimentar com os 5 sentidos.

A experiência é quanto mais gratificante em função da sua preparação e desenvolvimento e, também aí, as tecnologias da informação assumem particular destaque. A gestão da oferta Patrimonial e Turística, no seu sentido mais restrito, operacional até, e a gestão da informação constituem elementos essenciais e basilares de uma realidade que se pretende integrada, sob pena de não ser verdadeiramente eficaz nos seus propósitos.

Com esta iniciativa, pretendemos contribuir para uma reflexão sobre a aplicação das tecnologias de informação e comunicação como alavanca de inovação no domínio do Património Cultural e do Turismo, numa perspectiva integradora. Propomos, assim, uma reflexão sobre o “estado da arte”, a apresentação de boas práticas ao nível da gestão, das experiências culturais e turísticas e do marketing e da comunicação, que possa contribuir para a identificação de oportunidades e a dinamização de projectos.

Esta edição dos Seminários Pporto.pt é também um tributo ao Mário Brito, co-fundador deste projecto. Reconhecido pelos seus pares como um ser humano generoso, profissional entusiasta e dinamizador, com uma energia contagiante, dedicou grande parte do seu percurso às questões relacionadas com o Património Cultural, nomeadamente a aplicação das tecnologias da informação.

Programa brevemente disponível!

Temas em debate:
Painel I – Turismo e Património Cultural: tecnologia e inovação. Estado da Arte
Painel II – Tecnologia aplicada à Gestão nas instituições Culturais e Turísticas
Painel III – Tecnologia aplicada às Experiências Culturais e Turísticas
Painel IV – Tecnologias aplicadas ao Marketing e Comunicação dos Agentes Culturais e Turísticos

Condições de participação:
A participação no Seminário “Turismo e Património Cultural: Tecnologia e Inovação” implica o pagamento de 20,00 euros e inclui a participação em todas as sessões do Seminário, certificado de participação e coffee breaks. Este valor inclui o IVA à taxa legal em vigor.
Uma vez submetida a sua inscrição, deverá enviar o seu comprovativo de pagamento para o email:
premelgado@pportodosmuseus.pt

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