Dois projectos arquitectónicos portugueses entre os melhores do mundo

3276
rto_leixoes
porto_leixoes

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, e a Casa Cabo de Vila, em Bitarães (Paredes), estão entre os projectos premiados no Edifício do Ano 2017, pela plataforma internacional Archdaily, sediada em Nova Iorque, que anunciou esta terça-feira os 16 vencedores.

De acordo com o “site” do galardão internacional, os projectos portugueses foram os vencedores nas categorias “Arquitectura Pública” ( Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, da autoria de Luís Pedro Silva) e “Casas” ( Casa Cabo de Vila, da autoria do ateliê de arquitectura Spaceworkers, em Bitarães, distrito do Porto).

Nos projectos portugueses eram também finalistas a SH House, de Paulo Martins, em Sever do Vouga (categoria “Reabilitação”), e o projecto The Dovecote da autoria de AZO – Sequeira Arquitectos Associados, em Soutelo (“Arquitectura de Pequena Escala”).

Os projectos finalistas são escolhidos por cada uma das 16 categorias, que abrangem áreas como desporto, cultura, hotelaria, casas, reabilitação, escritórios e espaços comerciais.

Fundada em 2008, a Archdaily é uma plataforma “online” de informação e divulgação da arquitectura, que contabiliza 350 mil visitas diárias e atribui anualmente este prémio a projectos que se destacam pela inovação espacial, social, material e técnica.

 

Siga-nos