Falso exército de Terracota provoca reacções

871

exercito_terracota_xian

Duas imitações do famoso Exército de Terracota que protege o primeiro imperador chinês em Xian (centro) chamaram a atenção das autoridades do património que destruíram um das cópias e anunciaram medidas legais contra a outra, informaram os `media` oficiais.

O último dos falsos exércitos foi descoberto na cidade de Taihu, na província de Anhui, onde uma réplica com um milhar de guerreiros de barro está à disposição dos turistas por um preço idêntico ao cobrado ao autêntico de Xian, a cerca de mil quilómetros a sudeste de Xian.

Os guerreiros de Terracota são um dos maiores arquetípicos da unidade cultural chinesa, a par com a Grande Muralha, também do mesmo período, porque foram criados para serem enterrados com o primeiro imperador que unificou a China durante a dinastia Qin (221-206 A.C.), Qin Shihuang.

Os milhares de soldados de barro em tamanho natural e em formação de combate foram sepultados junto do mausoléu do imperador para protegê-lo pela eternidade.

Estas estátuas originais, encontradas em 1974, são consideradas uma das mais importantes descobertas arqueológicas do século XX.

Constituem um dos monumentos que atraem mais turistas na China, com o registo de 120 milhões de visitantes em 2016.

Fonte: RTP

Siga-nos