Arquivo de Lou Reed adquirido pela Biblioteca Pública de Nova Iorque

2108

lou_reed

O arquivo do músico norte-americano Lou Reed, que contém quase 5.000 gravações áudio e vídeo, foi adquirido pela Biblioteca Pública de Nova Iorque. O anúncio foi feito na quinta-feira pela biblioteca e pela autora Laurie Anderson, no dia em que Lou Reed completaria 75 anos.

A intenção daquela biblioteca pública e de Laurie Anderson é tornar acessível ao público o que Lou Reed deixou, depois de morrer em 2013 aos 71 anos.

O Lou Reed Archive inclui 3.600 gravações áudio, 1.300 gravações vídeo, fotografias e outros documentos, e a biblioteca de Nova Iorque tem já expostos alguns dos cadernos de apontamentos e cartas do músico.

Nascido em Brooklyn em 1942, Lou Reed foi um dos fundadores do grupo The Velvet Underground, uma das bandas de referência do rock nova-iorquino dos anos 1960, apadrinhada pelo artista plástico Andy Warhol.

O guitarrista seguiu depois, na década de 1970, uma carreira a solo, do punk ao glam-rock e à música experimental, com a edição de cerca de 30 álbuns, tendo escrito ainda vários volumes de poesia e dedicado interesse à fotografia, à meditação e ao tai-chi.

A aquisição do arquivo de Lou Reed por uma biblioteca pública demonstra o interesse em preservar-se o espólio de figuras importantes da música, como escreveu a agência France Press.

 

Siga-nos