António Soares em exposição no Museu Nacional do Teatro e da Dança

1505

retrato-revABC_2

Sou modernista! Afirmava António Soares em 1914 ao recusar expor no I Salão dos Humoristas. Juntou-se a esse grupo no II Salão mas manteve-se modernista convicto e ativo pelo menos até aos anos 1930. Foi precisamente entre essas datas que produziu grande parte das suas obras para palco, precisamente quando o teatro em Portugal sofreu uma profunda transformação, em particular na visualidade. António Soares foi um dos mais destacados artistas plásticos a protagonizar essa transformação.

A exposição Entr’acto modernista: o teatro e a dança na obra de António Soares apresenta 158 obras das mais importantes que António Soares realizou para os palcos, para teatro e para dança. As obras expostas incluem maquetas de cenário, figurinos, retratos, cartazes e desenhos e todos estão relacionados com teatro ou com dança. Destacam-se peças como o cartaz para o Teatro Apolo, uma das primeiras realizações de António Soares para os palcos, o telão do baile das artes de 1930, em reprodução e uma série de estudos de dança para a decoração do clube Bristol, um dos clubes elegantes da Lisboa dos anos 1920. Nos retratos destacam-se o do bailarino Francis Graça, da mulher do pintor, Maria Germana, também ela bailarina e o retrato doutra bailarina, a exótica Lea Niako que fez furor nos palcos lisboetas dos anos 1920 exibindo a sua nudez.

O catálogo da exposição, de 247 páginas, reproduz todas as obras e inclui dois ensaios de José Carlos Alvarez e Paulo Ribeiro Baptista.

A Exposição Entr’acto modernista: o teatro e a dança na obra de António Soares inaugura dia 25/3/2017, pelas 18h

Museu Nacional do Teatro e da Dança, Estrada do Lumiar 10-12, 1600-495 Lisboa

Para mais informações (+)

Siga-nos