Filme “Paula Rego, histórias & segredos” estreia-se a 6 de abril

paula_rego

O filme “Paula Rego, histórias & segredos”, realizado pelo cineasta Nick Willing, filho da artista plástica, estreia-se em Portugal a 6 de abril, e tem uma antestreia no dia 4, em Lisboa.

“A antestreia, que será aberta ao público, contará com a presença da artista e do realizador, terá o patrocínio do Presidente da República” e realizar-se-á no dia 4 de abril, às 19 horas, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A estreia do filme é acompanhada de um ciclo de cinema na Cinemateca Portuguesa, com filmes escolhidos por Paula Rego, e pela inauguração de uma nova exposição na Casa das Histórias, em Cascais, também designada “Paula Rego. Histórias e segredos”, com 80 obras da artista e do seu marido Victor Willing, provenientes de museus nacionais e internacionais, “algumas das quais vistas pela primeira vez em Portugal”.

A exposição – que irá ocupar todo o espaço do museu Casa das Histórias – terá um forte cariz biográfico, mostrando, além da pintura, relatórios que Paula Rego escreveu quando era bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, em Londres, elementos do seu ateliê naquela cidade, onde continua a pintar, e uma série de objetos pessoais.

No âmbito destas iniciativas, a pintora recebeu igualmente “carta branca” da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, para a programação de um ciclo de cinema, a decorrer de 5 a 28 de abril, que envolve dez filmes que marcaram a artista e a sua obra, como “Quando os sinos dobram”, de Michael Powell e Emeric Pressburger, “Branca de Neve e os sete anões”, de Walt Disney, “Los olvidados”, de Luís Buñuel, “La ronde”, de Max Ophuls, e “Julieta dos Espíritos”, de Federico Fellini.

Fonte: JN

Artigo completo (+)