Museu pede autorização para analisar pinturas da “Cidade Global

cidade_global_mnaa

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, pediu autorização aos proprietários para fazer análises às pinturas incluídas na exposição “A Cidade Global”, que alguns historiadores vieram a público considerar falsas.

Contactada pela agência Lusa sobre o ponto da situação das três obras de referência da exposição, cuja análise ficou de ser avaliada pelo museu desde a inauguração, a 23 de fevereiro, fonte do gabinete de comunicação indicou que “já foram pedidas as autorizações aos proprietários”.

Em causa estão os quadros A Rua Nova dos Mercadores, ponto de partida da exposição, e de O Chafariz d”El Rei, que apresentam cenários da Lisboa do século XVI, e cuja autenticidade foi questionada pelos historiadores Diogo Ramada Curto e João Alves Dias em textos publicados pelo semanário Expresso.

A Rua Nova dos Mercadores, que os investigadores têm situado entre 1590 e 1610, está dividida em dois painéis, e é propriedade da Society of Antiquaries of London, enquanto O Chafariz d”El Rei terá sido pintado entre 1570 e 1580, e pertence à coleção de José Berardo.

O pedido de autorização aos proprietários para análise às obras foi feito pelo MNAA em acordo com Direção-Geral do Património Cultural, organismo que tutela os museus nacionais.

Fonte: DN

Artigo completo (+)