Trump propõe fim do financiamento federal para as Artes e Humanidades

trump

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs a supressão do financiamento federal aos programas nacionais para as Artes e Humanidades, que implicará um forte golpe para museus e organizações culturais nos Estados Unidos.

O plano orçamental para 2018 apresentado por Trump inclui ainda a eliminação de fundos para a Corporação de ‘media’ públicos (CPB), que inclui a rádio (NPR) e a televisão pública (PBS), e também para as bibliotecas.

Esta é a primeira vez que um Presidente se propõe por fim a estes programas, criados em 1965 por Lyndon B. Johnson, que sucedeu a John Kennedy, para impulsionar as artes, as humanidades e a atividade cultural no país.

Os Programas nacionais para as Artes e Humanidades possuem um orçamento combinado de 300 milhões de dólares (282 milhões de euros), enquanto a CPB garante um orçamento de 445 milhões de dólares (418 milhões de euros).

(…)

Fonte: DN