Pporto.pt promove iniciativa no domínio da aplicação das tecnologias ao Património Cultural

logo_pporto

No passado dia 30 de Março, e no contexto do Seminário “Turismo e Património Cultural: Tecnologia e Inovação” realizado na Casa das Artes, o Pporto.pt apresentou uma iniciativa que tem como objectivo distinguir profissionais e projectos que reflictam a aplicação das tecnologias ao Património Cultural: o Prémio Pporto.pt – Mário Brito.

O Regulamento e a calendarização associada a esta iniciativa serão divulgados em breve.

Prémio Pporto.pt – Mário Brito

O Pporto.pt sempre foi, desde a sua concepção até ao seu desenvolvimento, um projecto desenhado a quatro mãos, o que nunca implicou qualquer dificuldade em estabelecer laços com os outros. Efectivamente, assumimos isso como uma forma de estar que nos permitiu, ao longo dos anos, muitas vezes lançar desafios e, outras tantas, ser desafiados. Esta dinâmica permitiu partilhar experiências, promover sinergias, alavancar projectos.

Ao longo do nosso percurso, temos vindo a promover inúmeras iniciativas que todos conhecem, outras que foram sendo amadurecidas até ao momento em que pudessem ser efectivadas e partilhadas. O Prémio que agora apresentamos é testemunho disso mesmo.

O Prémio pretende distinguir profissionais e iniciativas que reflictam a aplicação das tecnologias ao Património Cultural e também, de uma forma muito particular, um conjunto de atributos que acreditamos fazerem parte do nosso ADN: a capacidade de pensar “fora da caixa”, de ousar ser diferente; a habilidade para estabelecer sinergias frequentemente tidas como improváveis, não nos deixando condicionar por qualquer tipo de formatação, sejam as circunstâncias, as instituições em que nos inserimos, a formação académica que escolhemos.

O Prémio é também um tributo a alguém que, pelo seu carisma e personalidade, não deixou ninguém indiferente e que traduz, em absoluto, o espírito, o posicionamento do Pporto.pt. Pelas razões que muitos conhecem, e tantas outras que ficarão para sempre NOSSAS, o Mário fará sempre parte de mim, mas estou certa que todos os que tiveram o privilégio de partilhar momentos com ele terão para sempre nele uma fonte de inspiração e irão recorda-lo sempre com carinho e admiração.

Citando Antoine de Saint-Exupéry, “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. Profissionais e, sobretudo, Pessoas como o Mário conseguem essa proeza, jamais sendo esquecidos.
Convosco, partilho tudo isto; para mim guardo tudo o mais que jamais serei capaz de verbalizar.