Congresso Internacional «Identidade e Memória Sefardita: História e Atualidade»

620

congresso_sefard

15 – 17 Junho 2017

O olhar sobre o passado influencia a forma como nos transportamos para o futuro. No caso português, deve equacionar-se o facto de que a Inquisição apenas foi extinta em 1821, e que a Liberdade Religiosa consignada por lei, chegou a Portugal somente em 1910. Estes mais de três séculos de presença da Inquisição teimam em nos dificultar um olhar sereno sobre o passado judaico e a sua influência e implicações na nossa cultura.

Para uma cidadania plena, urge desencadear uma ampla reflexão que nos ajude, enquanto cidadãos, a chegar a um patamar de conhecimento do lugar de uma parte significativa dos nossos antepassados na forma como nos entendemos hoje em dia. Além da valorização turística, um sistemático trabalho cultural e académico sobre a memória, a cultura e o património sefardita na região de Bragança, é uma alavanca que nos obriga a repensar o lugar desta vasta região ao longo dos séculos.

É neste sentido que este congresso procura reunir académicos, investigadores locais, empresários, autarcas, líderes de movimentos associativos, artistas, entre muitos outros agentes sociais que representam as dinâmicas locais e regionais − numa profunda articulação com académicos e instituições internacionais − em torno da reflexão crítica sobre a importância da memória e da identidade sefardita nas configurações mais estruturantes da nossa contemporaneidade.

Para mais informações (+)

Siga-nos