Município de Gaia vai converter oficina do escultor Soares dos Reis em n

desterrado

A Câmara Municipal de Gaia estabeleceu um protocolo com a Universidade do Porto com o objectivo de converter uma antiga oficina do escultor Soares dos Reis num “núcleo museológico vivo”.

Em causa está um ateliê construído na segunda metade do século XIX, a pedido do escultor António Soares dos Reis (1847-1889) – autor de ‘O Descerrado’, na foto –, para funcionar como casa-oficina, tendo ele próprio delineado o projeto executado por um arquiteto seu amigo, José Geraldo Sardinha.

O espaço, localizado na União das Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, já foi gerido pela Câmara de Gaia, bem como pela Universidade do Porto, e chegou a ser propriedade do jornal ‘O Primeiro de Janeiro’, apresentando atualmente alguns sinais de degradação.

O protocolo assinado esta segunda-feira aponta as linhas de uma intervenção futura, obra que será candidatada a fundos comunitários, sendo que a comparticipação da percentagem local caberá à Câmara de Gaia.

A oficina será um “espaço vivo”, um “núcleo museológico dinâmico” que além de acolher o espólio, nomeadamente cartas, esculturas e fotografias de Soares dos Reis, poderá servir de espaço de trabalho de artistas contemporâneos, explicou o vereador da Cultura de Gaia, Delfim de Sousa.

A parceria entre a Câmara de Gaia e a Universidade do Porto também visa o relançamento do Prémio Anual Soares dos Reis da Faculdade de Belas Artes do Porto, um galardão anual que servirá para distinguir jovens artistas.

No protocolo lê-se que a autarquia vai comparticipar o prémio com 2.500 euros anuais e que a apresentação pública e/ou entrega deverá ter lugar neste município.