“Cosmos Discovery” chegou a Lisboa

exp_cosmos_discovery

A mostra Cosmos Discovery, que já passou por Bratislava, na Eslováquia, reúne numa tenda, perto da estação fluvial de Belém, cópias e modelos de naves, foguetões e veículos robotizados, mas também originais de fatos e capacetes espaciais, comida embalada de astronautas, um saco para guardar rochas lunares, um manual de instruções de voo ou a ‘boca’ (uma das extremidades) de um vaivém (space shuttle).

O produtor-executivo da exposição em Portugal, José Araújo, da World Crew Events, disse que a Cosmos Discovery pretende “contar a história da exploração espacial”: o passado, o presente e o futuro.

“Mostramos às pessoas o importante que é a exploração espacial nas nossas vidas, toda a tecnologia que é desenvolvida e que nos vai beneficiar mais tarde (…). Mostramos também a coragem humana para ultrapassar obstáculos, para que possamos viver num ambiente tão adverso como é o espaço”, assinalou, em declarações à Lusa.

O preço da entrada na exposição, sem data de saída de Lisboa, antes de prosseguir a sua digressão mundial, varia entre 10 euros (grupos de estudantes) e 16 euros (adultos), valores que a World Crew Events justifica com os custos associados à exposição dos objetos (incluindo transportes e seguros).

A exposição está patente no Terreiro das Missas, junto à estação Fluvial de Belém.