Ministério da Cultura anuncia apoio de 18 milhões de euros para o cinema

694

oportunidade

O secretário de Estado da Cultura anunciou esta quarta-feira no Parlamento que nas “próximas semanas” serão lançados os concursos de apoio às artes e ao cinema com “um valor superior a 20 milhões de euros”.

Depois da audição na Comissão de Educação, Ciência e Cultura, Miguel Honrado explicou ao PÚBLICO que essas linhas de financiamento especiais vão estar disponíveis, “no cenário mais pessimista, até ao final do mês”: 18,4 milhões de euros para os apoios ao cinema e 2,5 milhões para as artes (esta última verba já tinha sido revelada no início de Abril).

“É o mesmo quadro transitório” que já permitiu continuar com os incentivos no ano passado, enquanto não são aprovados os novos regulamentos do Instituto do Cinema e do Audivisual (ICA) e da Direcção-Geral das Artes, esclareceu o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes: “Durante esse período não deixamos cair o apoio aos criadores.”

O Ministério da Cultura tem em revisão o modelo de financiamento que espera ter concluído no segundo semestre de 2017. Miguel Honrado disse repetidamente aos deputados que foi possível “iniciar o processo de nova regulação não paralisando o sector”. Castro Mendes começou, aliás, a sua intervenção inicial defendendo que “o sector da cultura começa a sentir maior estabilidade”.

No cinema, Miguel Honrado prometeu “lançar novas linhas concursais com valores semelhantes aos de 2016”, acrescentando que “nos últimos três anos o cinema teve um envelope financeiro como nunca teve em anos anteriores”.

(…)

Fonte: Público

Artigo completo (+)

Siga-nos