Orgão da Sé do Porto voltam a soar no próximo fim de semana

984

orgao_se_porto

Os órgãos históricos da Sé do Porto voltam a soar no fim de semana, após dois anos de trabalhos de conservação e restauro.

O Cabido Portucalense, instituição responsável pela Sé do Porto, destaca, em comunicado, que serão “dois dias abertos ao público e de entrada gratuita que incluem mais de seis horas de música do século XVI ao século XIX”.

O programa de comemorações que assinala a inauguração do restauro dos dois órgãos tem início às 18 horas de sábado com a apresentação do livro “Restauro dos Órgãos da Epístola e do Evangelho da Sé Catedral do Porto”, seguindo-se concertos pelos músicos Roberto Antonello e Maurizio Croci, bem como pelo coro da Sé Catedral, sob a direção de Tiago Ferreira.

No domingo há concertos seguidos a partir das 17 horas, com a presença dos organistas Montserrat Torrent, António Mário Costa e Filipe Veríssimo, e a fechar, Tiago Ferreira e Rui Soares.

O silêncio dos órgãos históricos da capela-mor da Catedral do Porto termina após dois anos de trabalhos de conservação e restauro levados a cabo pela equipa de Dinarte Machado, mestre organeiro que restaurou dezenas de órgãos do acervo histórico português, incluindo os seis órgãos do conjunto histórico do Palácio Nacional de Mafra.

Na Sé do Porto em causa estão dois os órgãos de tubos datados do século XVIII.

Fonte: JN

Siga-nos