Câmara de Lisboa lança plataforma `online` para distinguir “Lojas com História”

580

lojas_historia

A Câmara de Lisboa lançou uma plataforma `online` para distinguir e apoiar “Lojas com História”, promovendo os 82 estabelecimentos já reconhecidos e permitindo a candidatura de outros espaços comerciais emblemáticos da capital, anunciou hoje a autarquia.

 De acordo com a Câmara, o `site` do programa “Lojas com História” pretende ser “uma viagem pelas lojas de Lisboa, que pela história e património foram distinguidas e protegidas pelo município”.

“Existem em Lisboa 82 lojas já distinguidas e cada uma dispõe na plataforma de uma página com a sua história, bem como diversas informações de caracterização”, adiantou em comunicado a Câmara de Lisboa.

Na página estão também disponíveis diversos vídeos que dão a conhecer as lojas em algumas vertentes menos conhecidas do público em geral e que são “testemunho da memória viva da cidade”.

Além de promover as lojas já distinguidas, a plataforma `online` – http://lojascomhistoria.pt — permite a candidatura à distinção “Lojas com História” para os estabelecimentos que queiram ser reconhecidos pela autarquia, assim como a candidatura ao Fundo Municipal de Apoio às Lojas com História, criado para apoiar as lojas distinguidas pelo programa.

Criado em fevereiro de 2015, o programa municipal “Lojas com História” prevê a distinção e atribuição de apoio financeiro (no âmbito de fundo com uma dotação inicial de 250 mil euros) aos estabelecimentos classificados, para intervenções em áreas como a arquitetura e restauro, cultura e economia.

Porém, só no final de janeiro deste ano é que a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou as regras da candidatura à distinção “Lojas com História” e do fundo municipal.

Fonte: RTP

Artigo completo (+)

Siga-nos