Rui Moreira vai avançar com taxa turística para a cidade do Porto

aliados_porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, vai avançar com uma taxa turística para a cidade. O autarca do Porto deu uma entrevista ao Observador esta quinta-feira na qual explicou que a sua decisão tem um objetivo: “Precisamos de atenuar a pegada turística”, disse Rui Moreira.

Quando questionado sobre se ia seguir o mesmo caminho de António Costa e instaurar no Porto uma taxa turística, Rui Moreira não teve dúvidas. “Vou, vou, vou”, afirmou o autarca. Em fevereiro, o presidente da Câmara já admitia que, se vencesse as eleições autárquicas, avançaria com uma taxa. Na altura, calculou que esta poderia chegar aos dois euros por pessoa, o dobro do valor praticado atualmente em Lisboa.

A taxa turística começou a ser aplicada na capital a partir de 1 de janeiro de 2016. Desde então, para dormir num empreendimento turístico da capital, cada pessoa tem de pagar um euro por noite. No grupo dos isentos da taxa estão os menores de 13 anos. Também não pagam “os hóspedes cuja estada seja motivada pela obtenção de serviços médicos, estendendo-se esta isenção a uma pessoa que esteja a fazer o acompanhamento do doente”, esclareceu na época o vereador das Finanças da Câmara de Lisboa, João Paulo Saraiva, citado no “Público”.

(…)

Fonte: JPN.UP