Ecomuseu Municipal do Seixal

365

18_maio_2017

 

18 Maio | 17h00-18h30

Titulo
“Visita/concerto e brinde de parabéns ao Ecomuseu”

Concerto com alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional – Pólo do Seixal, seguido de visita à Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços e brinde de parabéns para assinalar o 35º aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal e o Dia Internacional dos Museus.

Público Alvo
Público juvenil, adulto e famílias; Alunos do PSEM Conservatório Nacional, familiares e amigos.

Local: Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços – Extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal; Participação livre mas sujeita à lotação do espaço.

19 Maio | 17h00-18h30

Titulo
“Inauguração da mostra expositiva Ecomuseu 35 Anos. Objetos com histórias…”

Iniciativa promovida com a colaboração de amigos e doadores do Ecomuseu Municipal do Seixal com o intuito de partilhar memórias e dar a conhecer as histórias de alguns dos objetos que integram o acervo museológico municipal, em reserva.

Público Alvo
Amigos e doadores do Ecomuseu Municipal e público em geral.

Local: Átrio principal dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal; Participação livre mas sujeita à lotação do espaço.

20 Maio | 21h00-22h00

Titulo
“35 flashes num clique”

Entrega de prémios de concurso fotográfico realizado no âmbito do 35º aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal e projeção de imagens nas fachadas exteriores do Moinho de Maré de Corroios.

Público Alvo
Participantes no concurso e público em geral

Local: Moinho de Maré de Corroios – Núcleo do Ecomuseu Municipal do Seixal; Participação livre mas sujeita à lotação do espaço.
20 Maio | 15h00-17h00

Titulo
“À Roda de uma olaria”

Visita à Olaria Romana da Quinta do Rouxinol e sua envolvente, dando especial destaque ao sítio arqueológico e aos elementos naturais que contribuíram para a sua existência neste local entre os séculos II e V.

Público Alvo
Público juvenil, público adulto e famílias

Marcação prévia; Local: Olaria Romana da Quinta do Rouxinol – Núcleo do Ecomuseu Municipal do Seixal; Participação gratuita.
20 Maio |22h00-23h30

Titulo
“Concerto com Trio Espiral”

O trio Espiral apresenta-se com uma formação renovada e novas sonoridades instrumentais mas com a mesma abordagem sobre temas tradicionais dos considerados países celtas. Seja em ambiente mais intimista ou na animação de um baile, Espiral traduz-se em emoções!

Público Alvo
Público em geral

Local: Moinho de Maré de Corroios – Núcleo do Ecomuseu Municipal do Seixal; Entrada livre mas sujeita à lotação do espaço.
20 Maio | 23h45-1h00 (de dia 21)

Titulo
“Concerto de Hip Hop com Glad Max”

Maximus, Rapper natural de Angola, atualmente a residir na Margem Sul, acaba de lançar o seu álbum de estreia intitulado “Fora de Controle”. Projeto independente que demonstra o carácter autodidata do jovem Mc, recorre à escrita em “punchline” e não deixa de fora a festividade do “boogie style”.

Público Alvo
Local: Moinho de Maré de Corroios – Núcleo do Ecomuseu Municipal do Seixal – Entrada livre mas sujeita à lotação do espaço.

 

20 Maio | 15h00-19h00

Titulo
“Feira de Publicações”

Tendo como principal objetivo a divulgação de edições relacionadas com a história e património locais, esta feira conta com a colaboração de diversas entidades parceiras e, para além da venda de publicações, integrará também a realização de atividades educativas e uma conversa com autores.

Público Alvo
Público em geral

Local: Moinho de Maré de Corroios – Núcleo do Ecomuseu Municipal do Seixal; Participação livre mas sujeita à lotação do espaço.
21 Maio | 15h00-16h00

Titulo
Teatro de fantoches “O choco vai ao estaleiro”

Quem quer visitar um antigo estaleiro na companhia de um choco louco e seus amigos? Os participantes nesta visita são convidados a juntar-se a eles, assistindo a um teatro de fantoches cheio de histórias de barcos do Tejo.

Público Alvo
Famílias com crianças

Local: Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal; Entrada livre mas sujeita à lotação do espaço.
23 Maio |10h00-11h30

Titulo
Conversa debate no âmbito da itinerância da exposição “Seixal 1914 – 1918: O Outro Lado da Guerra”

Conversa-debate para dar a conhecer as repercussões políticas, sociais e económicas que a Grande Guerra teve no concelho do Seixal e, deste modo, contribuir para a compreensão intercultural e a transmissão, sobretudo às gerações mais jovens, dos princípios de tolerância, de solidariedade e da paz.

Público Alvo
Público escolar (turmas do ensino básico – 3º ciclo, e secundário)

Local: Escola Secundária de Amora; Entrada livre mas sujeita à lotação do espaço.
25 Maio | 17h30-19h30

Titulo
Sessão de divulgação do projeto “Históricas & Memórias Fotográficas”

Com este projeto pretende-se promover uma campanha de doações e empréstimos de fotografias antigas, assim como a documentação das já existentes nas coleções do museu. Se tem fotos antigas e sabe as suas histórias, contacte o Centro de Documentação e Informação do Ecomuseu Municipal do Seixal.

Público Alvo
Público adulto

Local: Núcleo da Mundet – Centro de Documentação e Informação do Ecomuseu Municipal do Seixal; Participação livre mas sujeita à lotação do espaço.
26 Maio | 18h30-20h00

Titulo
“Tipografando”

Conversas em torno da arte da tipografia, apelando à partilha de memórias, de experiências e de opiniões, entre o público e um convidado surpresa.

Público Alvo
Público adulto

Local: Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal – Extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal; Entrada livre mas sujeita à lotação do espaço.
Para mais informações:
Ecomuseu Municipal do Seixal – Serviço Educativo – T. 210 976 112; E-mail: ecomuseu.se@cm-seixal.pt
Siga-nos