Museu de Arte Sacra e Etnologia

dim_consolata

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e tendo por base o tema proposto pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) – “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, o Museu Municipal de Ourém e o Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia organizam uma programação conjunta intitulada “Rota dos Pastorinhos entre Fátima e Ourém”.

Estes dois espaços museológicos, credenciados pela Rede Portuguesa de Museus, possuem nos discursos expositivos áreas dedicadas aos Pastorinhos de Fátima.

O Museu Municipal de Ourém – Casa do Administrador, associa-se à história das Aparições por ter acolhido os três videntes, Jacinta, Francisco e Lúcia entre 13 e 15 de agosto de 1917. Essa ocorrência teve como mediador Artur Oliveira Santos, figura da história local que ocupava o cargo de Administrador do Concelho, e por isso interferiu no fenómeno religioso interrogando as crianças e alojando-as em sua casa.

O Consolata Museu apresenta a Sala dos Pastorinhos que expõe a relíquia do Beato Francisco Marto, o seu barrete oferecido aos Missionários da Consolata pelo pai, Manuel Pedro Marto, em 1956 .

Com transporte de autocarro gratuito, número limitado e sujeito a marcação prévia no Museu Municipal de Ourém (Tel: 249 540 900 (6831) | tlm: 919 585 003), o programa consiste em visitas guiadas  a Aljustrel (Casas de Lúcia, Jacinta e Francisco Marto), ao Consolata Museu (Sala dos Pastorinhos e mostra  de trabalhos criativos das crianças sobre as Aparições), antigos Paços do Concelho de Ourém, Casa do Administrador e ao Memorial Jacinta Marto (Jazigo do Barão de Alvaiázere; Projeto do arquiteto Korrodi) no Cemitério Municipal de Ourém.

A4_cartaz_CH_noite_museus_20_05_2047

Noite dos Museus

Este museu estará aberto até às 0h00 realizando pelas 21h30 uma “Visita Guiada à Luz da Lanterna com momentos musicais surpresa” a cargo da fadista LUISA VILAS BOAS.

A entrada é livre, mas como número limitado a 30 pessoas, sujeita a marcação prévia através do telefone 249 539 470.