Museu de Ciência da Universidade de Coimbra

18_maio_2017

PROGRAMA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS | 18 DE MAIO

9h15 | Casa Museu Bissaya Barreto
Visita guiada sob o tema do indizível.

10h30| Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

de várias coleções do Museu da Ciência.

11h15 | Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Sala de S. Pedro
Visita à exposição da Sala de S. Pedro sob o tema do indizível, com mostra documental da coleção de Autos de Fé na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

12h00 | Museu Nacional de Machado de Castro

”O que o belo esconde”
”Dizendo o indizível com a arquitectura romana.”
A Construção do Criptopórtico Romano,
por Ricardo Costeira da Silva.

14h30 | Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra

Visita guiada à exposição documental “Indizível, a pobreza: As petições de esmolas na Misericórdia de Coimbra”.
A exposição visa mostrar o modus operandi da justa distribuição de esmolas garantida pela Santa Casa.

15h30 | Câmara Municipal de Coimbra – Pátio da Inquisição
Edifício da Inquisição | tempos de intolerância
Relembrar práticas de exclusão social e religiosa em tempos obscuros de intolerância, medo e perseguições.

17h00 | Museu da Água
Inauguração da exposição de ilustração “Coisas pequenas feitas com amor”, de Rita Duque.
Visita às ilustrações, de Inês Massano, dedicadas às cheias do Mondego –
“Santa Clara das Águas – a história de um mosteiro e de um rio que nunca lhe deu paz”

18h00 | Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Visita guiada à exposição O AZEVICHE. O Sagrado e o Profano. Da peregrinação a Compostela da Rainha Isabel de Aragão (1325), fundadora do Mosteiro de Santa Clara de Coimbra, aos objetos de devoção, adorno e superstição, a exposição dá a conhecer algumas singularidades da comunidade residente no Mosteiro.

Inscrições pelo 239 854350
A participação é gratuita limitada a 30 pessoas

NOITE DOS MUSEUS | 20 DE MAIO

21h00-24h00 – Medos, superstições, histórias horrendas e muito mais numa visita a um conjunto de objectos de várias coleções do Museu da Ciência.

22H00 – Teatro grego com a “A comédia da cestinha” de Plauto, pelo Grupo Thíasos. *

* Entrada livre sujeita aos lugares disponíveis.