Chagall e Leonardo em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga

exposicao_tesouros_vaticano

Um quadro de Marc Chagall e um desenho de Leonardo da Vinci contam-se entre as 73 obras que compõem a exposição “Madonna — Tesouros do Vaticano”, a inaugurar no dia 19 no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

Comissariada pelo diretor-adjunto do MNAA, José Alberto Seabra Carvalho, e por Alessandra Rodolfo, do Museu do Vaticano, a mostra integra pinturas de primitivos italianos, de grandes mestres do Renascimento e do Barroco e notáveis tapeçarias e códices iluminados do acervo da Biblioteca Apostólica Romana, explicou hoje à imprensa José Alberto Seabra Carvalho.

A mostra exibe ainda obras da Galleria Borghese — obras de Venusti e Sassoferrato — e da Galleria Corsini – Gentileschi e Van Dyck.

A mostra percorre um período de quase mil anos, do final da Antiguidade Clássica à época moderna, sob o grande eixo temático da Virgem Maria, explicou hoje o comissário numa apresentação à imprensa.

“Madonna — Tesouros do Vaticano” está dividida em oito núcleos: “Da Antiguidade aos nossos dias. Um culto e as suas imagens”, “Bolonha, Siena e Florença. O triunfo da Madonna na pintura dos séculos XIV e XV”, “Renascimento. Rafael e Miguel Ângelo”, “Maneirismos e mistérios do Rosário”, “Barocci, Van Dyck e alguns outros”, “O novo Triunfo da Madonna”, “Sumptuosas tapeçarias Papais” e “Imagens de Maria. Obras italianas em coleções portuguesas”.

“Madonna — Tesouros do Vaticano” está patente até 10 de setembro e é visitável de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00, exceto a 13 de junho.