Projecto 4 Cs apoiado pela Comissão Europeia

690

europa_criativa

Apresentação pública do projecto 4Cs, from conflict to conviviality through creativity and culture

23 de maio, às 18h30, na Sala Exposições da Universidade Católica Portuguesa

Europe: a site of hospitality and conviviality é um dos motes do 4Cs: From Conflict to Conviviality through Creativity and Culture, um projeto de cooperação Europeu que acaba de ver aprovado o cofinanciamento da Comissão  Europeia em cerca de 1,8 milhões de Euros através da Europa Criativa, Sub-Programa Cultura.

Coordenado pela Universidade Católica Portuguesa, o 4Cs combina investigação e práticas de produção artística e cultural para refletir e atuar sobre formas emergentes de conflito. O projeto pretende contribuir para a responsabilização das instituições artísticas e culturais no seu papel de agentes sociais com o poder de promover a união de culturas diversas através de atividades como exposições; residências artísticas; film screenings; laboratórios de mediação; workshops; conferências; publicações; uma plataforma online e uma Summer School.

Na sua avaliação ao 4Cs, a Comissão Europeia realçou a qualidade da parceria, com uma equipa que combina teoria e prática, e a sua intenção de promover a cidadania Europeia.

O 4Cs decorrerá entre Julho de 2017 e Julho de 2021 e conta com oito parceiros institucionais, de ensino, investigação e produção artística de países como Portugal, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Lituânia, Dinamarca e França: a Faculdade de Ciências Humanas e The Lisbon Consortium da Universidade Católica Portuguesa; Tensta Konsthall; SAVVY Contemporary – Laboratory of Form-Ideas; Royal College of Art; Fundació Antoni Tápies; Vilnius Academy of Fine Arts; Museet for Samtidskunst; e ENSAD. Conta ainda com um conjunto de parceiros associados, como Culture+Conflict; MIMA; Klaipėda University; Fundação Calouste Gulbenkian; Rua
das Gaivotas 6; Plataforma de Apoio aos Refugiados; PEROU e Refugees at home.

Fonte: Universidade Católica

 

 

Siga-nos