São João da Madeira aposta na arte urbana

1147

mesk

A Câmara Municipal de São João da Madeira inaugurou o primeiro de nove murais de arte urbana com que pretende assinalar 90 anos de história do concelho e levar esse género artístico a diferentes zonas do território.

Todas as obras serão assinadas por diferentes autores e a primeira, que já decora a parte da Rua Infante D. Henrique junto à gare do Centro Coordenador de Transportes, foi concebida por Gustavo Teixeira, mais conhecido como “Mesk” no panorama da “street art” nacional.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Ricardo Oliveira Figueiredo, esta aposta em arte urbana vai assinalar o 90.º aniversário da emancipação do concelho – que até 1926 integrava o de Oliveira de Azeméis – com um mural novo por cada década de autonomia do território.

“Devidamente enquadrada na paisagem urbana, a arte urbana constitui uma forma muito interessante de embelezar e valorizar o espaço público, tonando-o mais colorido e apelativo”, defendeu o autarca, lembrando que essa estratégia já antes se materializou na encomenda de obras de Vhils para a entrada do centro de artes e indústrias criativas Oliva Creative Factory.

“Queremos levar a arte ao encontro das pessoas nas ruas e praças da cidade, e daí estarmos a promover nove murais executados por outros tantos artistas bem conhecidos no panorama da ‘street art’ nacional”, acrescentou.

A seleção dos criadores envolvidos no projeto está entregue ao artista urbano Francisco Pessegueiro, que é de São João da Madeira e para o segundo mural na cidade convidou o brasileiro Oliveiros Júnior, que assina as suas obras com o termo “Utopia”, reside atualmente em Portugal e deixará assim a sua marca no Centro de Formação Desportiva local.

Fonte: DN

Siga-nos