Estaleiro na Murtosa mostra ao público a recuperação de barco moliceiro

1180

moliceiro

O Estaleiro da Praia do Monte Branco, na Torreira, concelho da Murtosa, iniciou os trabalhos de reparação de um barco moliceiro, que podem ser observados pelo público.

A manutenção anual do barco moliceiro, embarcação tradicional da Ria de Aveiro, é levada a cabo pelo mestre José Rito e a pintura v ai ser renovada pelas mãos de outro mestre, o pintor José Oliveira, regressando depois às águas da Ria.

A Câmara da Murtosa é proprietária do Estaleiro da Praia do Monte Branco, “museu vivo do património Maranhão”, dedicado ao conhecimento e valorização das artes de construção de embarcações tradicionais.

Ali são executados trabalhos de construção e reparação de barcos e divulgados a escolas e grupos organizados vários aspetos dos métodos construtivos associados às embarcações tradicionais.

(…)

A Murtosa é o único município da Ria de Aveiro que possui um barco moliceiro próprio, com condições permanentes de navegabilidade, mantendo o velame e todas as características tradicionais deste tipo de embarcações, que tem sido adaptado ao transporte de turistas.

O moliceiro do Município tem sido utilizado em diversas atividades de divulgação da cultura local promovidas pelo Município e coletividades.

Além de manter o estaleiro da Praia do Monte Branco e de possuir a sua própria embarcação, a Câmara da Murtosa promove, anualmente, duas regatas de barcos moliceiros: a da Semana do Emigrante, em agosto, e a da Romaria de São Paio, em setembro, participando ainda na regata da Ria, que liga a Torreira à cidade de Aveiro, organizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

(…)

Fonte: DN

Siga-nos