Simpósio: “Museus de Cidade em Portugal – Teorias e práticas de representação da Cidade, da Comunidade e do Território”

simposio_museus_cidade

O Simpósio “Museus de Cidade em Portugal – Teorias e Práticas de representação da Cidade, da Comunidade e do Território” ocorre no dia 5 de Junho de 2017 na Sala do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto.

O programa conta com apresentações de diferentes Museus de Cidade portugueses – Almada, Aveiro, Coimbra e Lisboa -, procurando contribuir para a reflexão em torno do processo de criação e reformulação do Museu da Cidade do Porto. Prevêem-se, do mesmo modo, momentos de reflexão e debate de temas propostos como centrais para pensar hoje sobre estes museus – a cidade contemporânea, a comunidade e o território, entre outros – ampliando a esfera do Museu através do convite a representantes de setores culturais e académicos que se debruçam especificamente sobre essas realidades.

Objetivos

– visitar, criticamente, as missões, objetivos, políticas de coleções e modelos de gestão definidos para os atuais Museus de Cidade;

– refletir sobre o estudo e a transmissão de realidades e experiência urbanas e territoriais específicas, seja na exposição permanente e/ou nas exposições temporárias;

– abordar vantagens da valência de um Museu de Cidade centrado num edifício-sede face às vantagens da organização polinucleada das suas exposições;

– analisar estratégias participativas e de abertura à comunidade desenvolvidas por Museus de Cidade e por outros centros culturais com abordagens conexas;

– enfocar os desafios mais prementes que se colocam actualmente aos Museus de Cidade existentes, bem como questões a considerar nos novos Museus em processo de criação ou requalificação.

Contato: museusdecidade@gmail.com

Inscrição gratuita sujeita a confirmação

9h30 Recepção aos participantes na Sala do Fundo Antigo

10h00 Abertura: Prof. Doutora Fátima Marinho [Vice-Reitora da Universidade do Porto]