Lisboa terá um novo miradouro e museu

ponte_25_abril

Os turistas que visitam Lisboa são frequentadores habituais dos miradouros espalhados pela cidade das sete colinas. Mas este verão a capital passará a ter na lista dos seus miradouros a plataforma mais alta, instalada junto ao rio, virada para poente, num nível muito superior ao do Padrão dos Descobrimentos. Mais alto só estará, na margem sul, o miradouro do Cristo Rei.

Trata-se do projeto Pilar 7 da ponte 25 de Abril, proposto e desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal e que será concluído e gerido pela Associação do Turismo de Lisboa (ATL).

O diretor-geral da ATL, Vitor Costa, explicou ao Expresso que o Pilar 7 terá “um centro de interpretação da ponte 25 de Abril, que inclui o elevador com miradouro ao nível do tabuleiro rodoviário”.

Este museu-miradouro “resulta de uma parceria com a Infraestruturas de Portugal (IP), que elaborou o projeto de arquitetura e especialidades e os submeteu à aprovação da Direção-Geral do Património Cultural e da Câmara de Lisboa”, adianta Vitor Costa.

O investimento necessário para construir o museu-miradouro é de “cerca de cinco milhões de euros, da responsabilidade da ATL, sendo cerca de 50% financiado através das taxas turísticas”, diz o diretor-geral da ATL.

(…)

Fonte: Expresso