Câmara do Porto quer criar Conselho Municipal de Cultura

888

aliados_porto

A Câmara do Porto quer criar um Conselho Municipal de Cultura, uma “instância de natureza consultiva” que visa promover a articulação, a troca de informação e definição de estratégias de cooperação entre entidades com intervenção cultural na cidade.

De acordo com a proposta que será levada a aprovação do executivo na reunião camarária de terça-feira, a que a Lusa teve hoje acesso, este Conselho Municipal poderá permitir e garantir “a articulação entre agentes culturais, instituições de ensino, fundações e outras entidades, públicas e privadas”.

O presidente da câmara, Rui Moreira, pretende assim convidar a integrar o conselho Alexandra Balona, Alexandre Alves Costa, Ana Luísa Amaral, Carla Miranda, Catarina Miranda, Daniel Pires, Francisco Laranjo, Gabriela Vaz-Pinheiro, Gonçalo Amorim, Joaquim Moreno e Joel Cleto.

A lista de convidados inclui ainda Luísa Sequeira, Manuel Cruz, Manuela Monteiro, Miguel Guedes, Nuno Centeno, Paulo Vinhas, Regina Guimarães, Susana Ralha e Vânia Rodrigues.

Na proposta, o autarca independente afirma que a câmara “vê a cultura como um dos pilares da sua estratégia e um fator de desenvolvimento da cidade, da sua população e de todos quantos a visitam” e que o município “pode ter um papel relevante na evolução e redefinição dos discursos artísticos contemporâneos, em diálogo com outras instituições culturais da cidade”.

A proposta do regulamento para a constituição e funcionamento do Conselho Municipal de Cultura prevê que integrem também o conselho o presidente da câmara, o presidente da Assembleia Municipal, o vereador da Cultura, o diretor municipal da cultura e ciência e “os administradores da empresa municipal Porto Cultura, a criar”.

O mesmo documento prevê também que este conselho emita “pareceres sobre matérias levadas à sua consideração, designadamente através de apresentação e promoção de estudos, propostas e sugestões nas áreas culturais”, bem como coopere “na defesa e conservação do património cultural do Porto”.

(…)

Fonte: DN

Artigo completo (+)

Siga-nos