Registo de Museus Ibero-americanos (RMI) disponível online

571

registo_museus_iberoamericanos

O Registo de Museus Ibero-americanos (RMI), plataforma em rede ‘online’, que reunirá mais de 9.000 museus de Portugal, Espanha e América Latina, incluindo 144 da Rede Portuguesa de Museus, foi apresentado em Madrid.

Contactado pela agência Lusa, o subdiretor-geral do Património Cultural David Santos revelou que a criação desta plataforma internacional é um dos projetos mais importantes do Ibermuseus, proposto há uma década, no I Encontro Ibero-americano de Museus, em Salvador da Bahia, no Brasil.

“É um projeto extremamente importante no setor dos museus, porque dá acesso a informação ao público em geral sobre mais de 9.000 museus e possui uma parte, mais restrita, para uso de investigadores e profissionais desta área”, explicou o responsável.

(…)

Este projeto internacional do Ibermuseus – que reúne 22 países, incluindo Portugal – contou com a colaboração da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), representada no Observatório Ibero-Americano de Museus, onde foi incluída informação de todos os museus da Rede Portuguesa de Museus.

De acordo com David Santos, o sítio ‘online’ foi criado com diversos filtros que dão acesso aos países e respetivos museus por tipologias, fornecendo informação variada das suas características, história e coleções.

Questionado pela Lusa sobre o processo de escolha dos museus para representar Portugal nesta plataforma, David Santos explicou que serão os que estão integrados na Rede Portuguesa de Museus (RPM), porque “são os mais profissionalizados, e seguem padrões de qualidade certificados”.

(…)

Artigo completo (+)

Fonte: DN

Siga-nos