Museus de Bragança visitam lares de idosos a partir de Outubro

387

abade_bacal

Museu Abade de Baçal

Os museus de Bragança vão visitar os lares e levar arte e ciência aos idosos sem condições para se deslocarem e trocar experiências com a cultura e sabedoria dos mais velhos. “Do Museu ao Lar” é o lema da iniciativa que, a partir de outubro, arranca em três lares, dois no concelho de Vimioso, os de Vimioso e Carção, e um do concelho de Bragança, a Fundação Betânia.

Os idosos vão ser visitados pelo Museu Abade de Baçal, Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e Centro de Ciência Viva de Bragança, como disse à Lusa a responsável por este último equipamento, Ivone Fachada.

Segundo explicou, a ideia partiu de Fátima Alves, uma especialista em acessibilidade que trabalhou no Museu do Louvre, em Paris, e que é natural de Carção, concelho de Vimioso, no Nordeste Transmontano.

O desafio lançado é “para, a partir de outubro, começar esta dinâmica de os três museus irem visitar os seniores que não se podem deslocar” para visitar estes espaços culturais.

A iniciativa prevê também que os idosos com mobilidade possam visitar os museus envolvidos, “num intercâmbio e troca de experiências”.

(…)

Fonte: DN

Artigo completo (+)

Siga-nos