UE lança observatório para medir criatividade das cidades

relatorio_cidades_criativas_UE

A primeira edição do Observatório das Cidades Culturais e Criativas permite a monitorização e a avaliação comparativas do desempenho entre 168 “Cidades Culturais e Criativas” na Europa, recorrendo a dados quantitativos e qualitativos.

Esta primeira edição do Observatório das Cidades Culturais e Criativas destaca o desempenho de uma seleção de 168 cidades em 30 países europeus (UE 28 mais a Noruega e a Suíça) numa gama de ações agrupadas e cuidadosamente selecionadas com base em nove aspetos do ambiente urbano, como o “dinamismo cultural”, a “economia criativa” e o “ambiente propício”.

Segundo detalha a Comissão Europeia, em comunicado, o Observatório apoiará a Comissão nos seus esforços para colocar a cultura no centro da sua agenda política e promover o desenvolvimento social e económico dos municípios e das regiões. A iniciativa Capitais Europeias da Cultura, uma das mais reconhecidas da UE, destina-se a colocar as cidades no centro da vida cultural. É apoiada pelo programa Europa Criativa da Comissão, que financia igualmente projetos bem sucedidos neste domínio político, como a Cultura para as Cidades e Regiões, a Rede Europeia de Centros Criativos e a rede das Creative Lenses/Trans Europe Halles.

Fonte: Jornal Económico

Para mais informações (+)