Exposição “Madonna — Tesouros do Vaticano” atrai milhares a Arte Antiga

exposicao_tesouros_vaticano

A exposição “Madonna — Tesouros do Vaticano”, que foi inaugurada no dia 19 de maio, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, recebeu, até ao último fim de semana, 25 mil visitantes, revelou hoje fonte da instituição.

(…)

“O crucifixo (Entre Deus e o Diabo)”, quadro de Marc Chagall, é uma das 73 obras que compõem a exposição, alusivas ao culto mariano no ano em que se celebra o centenário das “aparições” de Fátima.

Comissariada pelo diretor-adjunto do MNAA, José Alberto Seabra Carvalho, e por Alessandra Rodolfo, do Museu do Vaticano, a mostra integra pinturas de primitivos italianos, de grandes mestres do Renascimento e do Barroco e notáveis tapeçarias e códices iluminados do acervo da Biblioteca Apostólica Romana, como explicou à imprensa José Alberto Seabra Carvalho.

A mostra exibe ainda obras da Galleria Borghese (obras de Venusti e Sassoferrato) e da Galleria Corsini (Gentileschi e Van Dyck).

Percorre um período de quase mil anos, do final da Antiguidade Clássica à época moderna, sob o grande eixo temático da Virgem Maria, segundo o comissário.

(…)

Fonte: DN