Turismo e Património Cultural: Tecnologia e Inovação em debate, em Lisboa

banner_seminario_provisorio

Nos dias 28 e 29 de Setembro, o Auditório do Museu da Farmácia, em Lisboa, vai acolher a 2ª edição do Seminário “Turismo e Património Cultural: Tecnologia e Inovação”, uma iniciativa do Pporto.pt em parceria com a VERdeNOVO.

Faça a sua inscrição e reserve o seu lugar aqui: goo.gl/xkHyMm

Apresentação

Séculos de história são reflectidos no Património Cultural Material e Imaterial, marcas indeléveis de um território e do seu povo, nas suas múltiplas manifestações. Uma constatação do senso comum, mas fortemente alavancada, ao longo das últimas décadas, sob os efeitos da globalização, preponderante no “romper” das fronteiras do território. A informação veiculada através das tecnologias da informação tornou-se um instrumento essencial para a identificação dos destinos turísticos. Fontes de carácter mais ou menos formal, a imprensa de referência, os entusiastas pelas viagens, vulgo “bloggers de viagens”, destacam destinos de eleição, experiências irrepetíveis que colocam muitos lugares do mundo no topo das preferências dos rankings da especialidade.

A utilização das tecnologias da informação assume um papel essencial, não só enquanto instrumento de divulgação, mas também enquanto uma ferramenta que permite inovar no relacionamento com os consumidores, incrementando a experiência de fruição, mais ou menos turística, e não raras vezes descrita como única. Nas cidades, nos monumentos, nos museus, nos lugares, são cada vez mais frequentes as soluções de carácter tecnológico ao dispor de todos os que procuram conhecer em detalhe, experimentar com os 5 sentidos.

A experiência é quanto mais gratificante em função da sua preparação e desenvolvimento e, também aí, as tecnologias da informação assumem particular destaque. A gestão da oferta Patrimonial e Turística, no seu sentido mais restrito, operacional até, e a gestão da informação constituem elementos essenciais e basilares de uma realidade que se pretende integrada, sob pena de não ser verdadeiramente eficaz nos seus propósitos.

Com esta iniciativa, pretendemos contribuir para uma reflexão sobre a aplicação das tecnologias de informação e comunicação como alavanca de inovação no domínio do Património Cultural e do Turismo, numa perspectiva integradora. Propomos, assim, uma reflexão sobre o “estado da arte”, a apresentação de boas práticas ao nível da gestão, das experiências culturais e turísticas e do marketing e da comunicação, que possa contribuir para a identificação de oportunidades e a dinamização de projectos.

Pretendemos, também, que todos os participantes possam ter uma participação activa nesta iniciativa, partilhando os seus projectos, estabelecendo contactos, criando sinergias. Assim, convidamos todos os participantes a divulgar os seus projectos/instituições através de flyers e outros materiais impressos (num formato não superior a A4 e que possam ser colocados sobre uma mesa) num espaço que será disponiblizado para esse fim.

Programa:

Quinta-feira, 28 de Setembro

8h45      Recepção dos participantes

9h30      Abertura

António Luís Ferreira | VERdeNOVO
Patrícia Remelgado | Pporto.pt
João Neto | Museu da Farmácia

Painel I – Turismo e Património Cultural: tecnologia e inovação. Estado da Arte
Moderação:  Professor José D’Encarnação
10h00    Cristina Salsinha | Turismo de Portugal
10h20    Luís Raposo | ICOM Europa
10h40    Carlos Martins | OPIUM
11h00    Intervalo
11h20    Fabiana Baumann | Instituto Politécnico de Leiria
11h40    Carlos Campos | Microsoft
12h00    Pporto.pt e  VERdeNOVO | Plataforma Cultura e Inovação: apresentação de resultados

12h20    Debate

13h00    Almoço livrre

Painel II – Tecnologia e Inovação aplicadas à Gestão nas instituições Culturais e Turísticas
Moderação:  Joana Sousa Monteiro
14h30    Elísio Summavielle | Centro Cultural de Belém
14h50    Pedro Ferreira | Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo
15h10    Paula Silva | Direcção-Geral do Património Cultural
15h30    Pedro Trocado | Parques de Sintra – Monte da Lua
15h50    Intervalo
16h10    António Loureiro | Travelpor Portugal
16h30    Carlos Rebelo | 3Decide

16h50    Debate

Sexta-feira, 29 Setembro

Painel III – Tecnologia e Inovação aplicadas às Experiências Culturais e Turísticas
Moderação:  Isabel Victor
10h00    Pedro Sobral | EON/Neverending
10h20    João Mendes Rosa | Museu da Guarda
10h40    Ana Garcia | Tur4All
11h00    Intervalo
11h20    Maria Vlachou | Acesso Cultura
11h40    Eduardo Vieitas | IT People Innovation
12h00    Mario Vairinhos | Universidade de Aveiro

12h20    Debate

13h00    Almoço livre

Painel IV – Tecnologia e Inovação aplicadas ao Marketing e Comunicação dos Agentes Culturais e Turísticos
Moderação: Inês Bettencourt da Câmara
14h30    Tânia Ventura | IDTour
14h50    Rodrigo Moita de Deus | Next Power
15h10    Fábio Claudino | Recfly
15h30    Djalmo Gomes | Live Electric Tours
15h50    Intervalo
16h10    João Pereira | Partners
16h30    a confirmar
16h50    Debate

Condições de participação:
A participação no Seminário “Turismo e Património Cultural: Tecnologia e Inovação” implica o pagamento de 50,00 euros e inclui a participação em todas as sessões do Seminário, certificado de participação e coffee breaks. Este valor inclui o IVA à taxa legal em vigor.

Para mais informações: premelgado@pportodosmuseus.pt

Faça a sua inscrição e reserve o seu lugar aqui: http://goo.gl/xkHyMm