Turismo e Património Cultural: Tecnologia e Inovação em debate, em Lisboa

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Nos dias 28 e 29 de Setembro, o Auditório do Museu da Farmácia, em Lisboa, vai acolher a 2ª edição do Seminário “Turismo e Património Cultural: Tecnologia e Inovação”, uma iniciativa do Pporto.pt em parceria com a VERdeNOVO.

Faça a sua inscrição e reserve o seu lugar aqui: goo.gl/xkHyMm

Apresentação

Séculos de história são reflectidos no Património Cultural Material e Imaterial, marcas indeléveis de um território e do seu povo, nas suas múltiplas manifestações. Uma constatação do senso comum, mas fortemente alavancada, ao longo das últimas décadas, sob os efeitos da globalização, preponderante no “romper” das fronteiras do território. A informação veiculada através das tecnologias da informação tornou-se um instrumento essencial para a identificação dos destinos turísticos. Fontes de carácter mais ou menos formal, a imprensa de referência, os entusiastas pelas viagens, vulgo “bloggers de viagens”, destacam destinos de eleição, experiências irrepetíveis que colocam muitos lugares do mundo no topo das preferências dos rankings da especialidade.

A utilização das tecnologias da informação assume um papel essencial, não só enquanto instrumento de divulgação, mas também enquanto uma ferramenta que permite inovar no relacionamento com os consumidores, incrementando a experiência de fruição, mais ou menos turística, e não raras vezes descrita como única. Nas cidades, nos monumentos, nos museus, nos lugares, são cada vez mais frequentes as soluções de carácter tecnológico ao dispor de todos os que procuram conhecer em detalhe, experimentar com os 5 sentidos.

A experiência é quanto mais gratificante em função da sua preparação e desenvolvimento e, também aí, as tecnologias da informação assumem particular destaque. A gestão da oferta Patrimonial e Turística, no seu sentido mais restrito, operacional até, e a gestão da informação constituem elementos essenciais e basilares de uma realidade que se pretende integrada, sob pena de não ser verdadeiramente eficaz nos seus propósitos.

Com esta iniciativa, pretendemos contribuir para uma reflexão sobre a aplicação das tecnologias de informação e comunicação como alavanca de inovação no domínio do Património Cultural e do Turismo, numa perspectiva integradora. Propomos, assim, uma reflexão sobre o “estado da arte”, a apresentação de boas práticas ao nível da gestão, das experiências culturais e turísticas e do marketing e da comunicação, que possa contribuir para a identificação de oportunidades e a dinamização de projectos.

Condições de participação:
A participação no Seminário “Turismo e Património Cultural: Tecnologia e Inovação” implica o pagamento de 50,00 euros e inclui a participação em todas as sessões do Seminário, certificado de participação e coffee breaks. Este valor inclui o IVA à taxa legal em vigor.

Para mais informações: premelgado@pportodosmuseus.pt

 

Programa (em actualização| presenças já confirmadas)

Painel I. Turismo e Património Cultural: Inovação e Tecnologia. Estado da Arte

Cristina Salsinha | Turismo de Portugal

Luís Raposo | ICOM Europa

Carlos Martins | OPIUM

Fábia Baumann | CITUR – Instituto Politécnico de Leiria

 

Painel II. Tecnologia Aplicada à Gestão das Organizações Culturais e Turísticas

Elísio Summavielle | Centro Cultural de Belém

Pedro Ferreira | Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo

Pedro Trocado | Parques de Sintra

António Loureiro | Travel Portugal

 

Painel III. Tecnologia Aplicada às Experiências Culturais e Turísticas

Pedro Sobral | EON

João Mendes Rosa | Museu da Guarda

Ana Garcia | Tur4All

Maria Vlachou | Acesso Cultura

Eduardo Vieitas | ITP Innovation

Mário Vairinhos | Universidade de Aveiro

 

Painel IV. Tecnologia Aplicada ao Marketing e Comunicação dos Agentes Culturais e Turísticos

Rodrigo Moita de Deus | NextPower

Fábio Claudino | Recfly

Djalmo Gomes | Live Electric Tours