Museu oferece dez milhões para recuperar arte roubada em 1990

gardner_museum

O Museu Isabella Stewart Gardner, de Boston, oferece uma recompensa de dez milhões de dólares (cerca de 8,6 milhões de euros), para recuperar 13 obras de arte roubadas em 1990, segundo o comunicado publicado no ‘site’ da instituição.

A recompensa, que duplica a anterior, de cinco milhões de dólares, é a maior oferecida por uma instituição norte-americana e tem o objetivo de obter “informação fiável” que permita chegar às peças desaparecidas há 27 anos, naquele que continua a ser o maior roubo de arte efetuado nos Estados Unidos, numa só ação, num mesmo local, de acordo com o FBI, que mantém aberta a investigação.

“O concerto”, de Jan Vermeer, “Mulher e homem de negro” e um autorretrato da juventude, de Rembrandt, assim como “Cristo na tempestade, no mar da Galileia” – a única paisagem marítima conhecida do pintor de a “Ronda da noite” -, encabeçam a lista de objetos roubados, na qual se encontram também telas e estudos de Monet e de Degas, um vaso da dinastia chinesa Shang (1200-1100 a.C.) e um mastro de bandeira do exército de Napoleão, num total avaliado, à época, em 423 milhões de euros.

De acordo com o comunicado, a oferta “expira a 31 de dezembro de 2017”.

O Museu Isabella Stewart Gardner, de Boston, foi alvo do roubo, na madrugada de 18 de março de 1990, o dia a seguir aos festejos de São Patrício.

(…)

Fonte: DN