Museu do Vinho de Alcobaça inicia 1ª fase das obras de requalificação

vinho

O Museu do Vinho de Alcobaça vai iniciar a 1ª fase das obras de conservação e restauro, sendo o edifício administrativo o primeiro a ser intervencionado, revelou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, no dia 21 de Julho, na inauguração da exposição “O Espírito do Vinho e os Humores” cuja temática se insere no levantamento histórico do desenho humorístico associado ao tema do vinho.

Paulo Inácio garantiu que a candidatura do Museu do Vinho de Alcobaça a fundos comunitários já está aprovada, mas que as obras irão decorrer por fases, por exigência da CCDR do Centro. Para já, a comissão técnica e científica do Museu, em articulação com o município, decidiu que a primeira fase da obra iria ser realizada no edifício administrativo. A empreitada, no valor de 12 mil euros, irá ser suportados pelo município, devendo ser integrada posteriormente na candidatura global ao programa Portugal 2020.

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça informou ainda que a intervenção nos edifícios será minimalista para preservar a alma do edifício, datado de 1874. Certa é a renovação completa da iluminação e dos telhados e a remoção do “ lixo museológico” existente, de forma a eliminar o ruído existente no espaço actual e permitir uma interpretação museológica mais limpa.

Rui Rasquilho, um dos membros da comissão técnica e científica do Museu, informou que já estão restauradas imensas peças do acervo do Museu, desde o início do século XX, realçando que o material usado de apoio ao vinho e à vindima e ao fabrico do vinho está pronto a funcionar. O Museu do Vinho de Alcobaça, que conta com mais de 8500 peças móveis, possui, segundo o ex-diretor do Mosteiro de Alcobaça, “um acervo de uma riqueza extraordinária e, provavelmente, não haverá na Europa um museu tão diversificado a nível de material mecânico para o fabrico de vinho.”

Fonte: Tinta Fresca