Aqueduto de Évora ganha nova luz

542

aqueduto_evora

O Projeto de Iluminação Cénica do Aqueduto da Água da Prata foi aprovado pela Direção Geral do Património Cultural. Na sequência desta aprovação a Câmara Municipal de Évora irá iniciar o procedimento tendente à adjudicação da empreitada da execução da respectiva obra, estimada em cerca de € 110 000,00.

A intervenção consistirá na iluminação cénica dos troços situados no percurso intra-muros do Aqueduto, incidindo nos alçados, no topo-capeamento e intradorso dos arcos.

Na conceção do projeto de iluminação procurou-se otimizar a sua perceção, adotando luz de diferentes tonalidades para os seus alçados e para o interior das arcadas. Os contrastes cromáticos foram concebidos tendo em conta a própria luz dos candeeiros da iluminação pública existente, o que mais acentuará a presença do Aqueduto.

O projeto de iluminação cénica inscreve-se no Programa de Conservação e Consolidação do Aqueduto da Água da Prata, programa inscrito no World Monument Watch 2016-2017 do World Monument Fund, no âmbito do qual a CME tem vindo desenvolver um conjunto de intervenções e estudos plasmados numa candidatura apresentada e aprovada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo.

Siga-nos