Há um novo museu em Vilar Formoso

aristides

No dia 26 de Agosto, foi inaugurado, em Vila Formoso, um museu dedicado aos refugiados e a Aristides de Sousa Mendes.

Entre os dias 17 e 19 de junho de 1940, Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus, assinou 30 mil vistos para salvar pessoas do holocausto nazi, contrariando as ordens do Governo de Salazar, situação que o levaria à expulsão da carreira diplomática. Muitos desses refugiados entraram em Portugal pela fronteira de Vilar Formoso.

O projeto do museu, criado pelo Município de Almeida, custou cerca de 1,2 milhões de euros, ocupa dois antigos armazéns da Infraestruturas de Portugal, antiga Refer, e está integrado na Rede de Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad.

Nos dois antigos pavilhões da estação ferroviária foram instalados seis núcleos expositivos relacionados com as temáticas “Gente como nós”, “Início do pesadelo”, “A viagem”, “Vilar Formoso fronteira da paz”, “Por terras de Portugal” e “A partida”.

O projeto foi apoiado pelo Estado Português e pelo EEA Grants “2009-2014”, um mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA) através do qual a Noruega, Islândia e o Liechtenstein financiam diversas áreas prioritárias de ação junto dos países beneficiários do Fundo de Coesão da União Europeia.

O autarca de Almeida, António Baptista Ribeiro, espera que o novo equipamento cultural “possa servir de exemplo àqueles que o visitam” e que “seja catalisador de um desenvolvimento sustentável” para Vilar Formoso.