Museu Rural de Estremoz reabre no próximo sábado

O Museu Rural de Estremoz, no distrito de Évora, cujo acervo inclui património de arte popular, encerrado desde 2015, reabre no sábado, num novo espaço, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte.

A nova exposição, agora permanente, no novo espaço, do Museu Rural da Casa do Povo de Santa Maria, com entrada gratuita, vai ser inaugurada no sábado, às 11:00.

O acervo do museu, aberto em 1951, é constituído por património de arte popular, englobando peças que retratam a vida rural, principalmente entre 1940 e 1960.

A fundação do museu ficou a dever-se, sobretudo, ao empenho e trabalho de Bento Caldas, um delegado do Instituto Nacional do Trabalho, que contou com o apoio de Cortes Simões, então presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo de Santa Maria, dos artistas Capela e Silva e Alberto Cutileiro, assim como do artesão Joaquim Velhinho, entre outros.

Fonte: Sapo 24