Seia tem um novo museu

O concelho de Seia tem um novo museu, na paróquia de Santa Marinha, em que a entrada se faz pela sacristia da igreja matriz. Segundo Rafael Neves, o Padre responsável pelo projecto, o museu constitui um importante contributo dar a conhecer o património religioso da vila.

“Isto aqui é o espaço museológico da paróquia de Santa Marinha, que estava pensado desde há muito tempo, até porque isto correspondia ao desejo de muitas pessoas. Chamavam a este espaço museu porque, segundo consta, sempre houve esta ideia de um dia se criar um museu”, explica o padre Rafael Neves.

A visita ao museu começa na sacristia da igreja matriz de Santa Marinha, datada do século XVII.

“A peça mais antiga é este menino Jesus de Malines, que estava datado do seculo XVI, mas até pode ser mais antigo do que a datação que aqui surge. Esta datação e o estudo das peças foi feito pelo Departamento dos Bens Culturais Da diocese da Guarda”, explica.

Além deste espaço físico, existe um museu a céu aberto com marcas criptojudaicas, da existência dos judeus naquela comunidade.

Fonte: Rádio Renascença