Sociedade de Geografia de Lisboa comemora aniversário do poeta Camilo Pessanha

619

camilo_pessanha

A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), através da sua Comissão Asiática, vai celebrar o 150.º aniversário do nascimento do poeta Camilo Pessanha (1867-1926), entre os dias 18 e 20 de Outubro, com um conjunto de iniciativas culturais, bibliográficas e artísticas.

As comemorações arrancam na tarde de 18 de Outubro com uma exposição de cartazes preparados pela Associação Wenceslau de Moraes, que antecede a sessão inaugural que vai contar com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

Após os discursos de ambos e do presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, Luís Aires-Barros, segue-se a conferência ‘Os Itinerários de Camilo Pessanha’, pela presidente do Centro Nacional de Cultura, Maria Calado, e o lançamento da edição especial de ‘Clepsidra’ através de ‘lai-sis’ [envelopes vermelhos oferecidos em ocasiões especiais na China, normalmente com dinheiro], pela Fundação Casa de Macau, e declamação de poesia de Camilo Pessanha por Maria do Céu Guerra.

No dia seguinte, 19 de Outubro, há uma série de comunicações como ‘Camilo Pessanha e o seu (não-) lugar no Orpheu’, por Bruno Béu, ‘Clepsydra: vestígios de um livro de vestígios’, por Gustavo Rubim, e ‘Camilo Pessanha e o apelo estético do Extremo-Oriente: a receção da arte, da língua e da literatura chinesas’, por Catarina Nunes de Almeida.

‘Camilo Pessanha – o ritmo como imagem’, por Ana Chora, ‘Camilo Pessanha, uma personalidade multímoda’, por Daniel Pires, e ‘A Doação de Camilo Pessanha no acervo do MNMC’, pela diretora do Museu Nacional de Machado de Castro, Ana Baltazar Alcoforado, são outras das intervenções, intercaladas por debates, de acordo com o programa enviado à agência Lusa.

Seguem-se três conferências de encerramento: ‘Camilo Pessanha, Wenceslau de Moraes e o exotismo’, por Paulo Franchetti, ‘Camilo Pessanha – jurista em Macau’, por Celina Veiga de Oliveira, investigadora e vice-presidente da Comissão Asiática da Sociedade de Geografia de Lisboa, e ‘Camilo Pessanha e a China’, por Yao Jingming (Macau).

O programa, de três dias em Lisboa, termina na tarde de dia 20, com uma visita guiada à exposição do espólio Camilo Pessanha no Museu do Oriente.

Já a 09 de novembro, o programa estende-se ao Porto, em concreto ao Instituto D. António Ferreira Gomes.

Após a abertura pelo director da Direcção Regional da Cultura do Norte, António Ponte, terão lugar intervenções do director do Instituto D. António Ferreira Gomes, Armando Coelho, do diretor da Fundação Casa de Macau, Mário Matos dos Santos, e do presidente da Comissão Asiática da Sociedade de Geografia de Lisboa, Eduardo Kol de Carvalho.

Segue-se a apresentação do livro sobre o poeta intitulado “O Pincel na mão dos símbolos e da Joia de Pessanha: Claves de Lua e Sol”, por Maria Antónia Jardim, que antecede comunicações da autoria de Isabel Ponce de Leão, Celina Veiga de Oliveira e Pedro Barreiros.

Siga-nos